Livro O Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical condensa a teoria feminista em takes rabugentos

A segunda edição do Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical foi publicada em novembro de 2020.

O Guia Mal-humorado do Feminismo Radical foi escrito em 2020 e publicado de forma independente pela jornalista Andreia Nobre, uma ativista dos direitos das mulheres e feminista radical que escreve para a coletiva QG Feminista e para a publicação 4W.Pub. Sua pesquisa independente consiste em mapear a discriminação das mulheres com base no sexo, que ela publica no fio mais longo que o Twitter já viu.

O fio, em inglês, lista as mais diversas questões femininas, e atualmente contém mais de três mil formas diferentes de opressão feminina, desde abortos seletivos quanto ao sexo feminino, MGF (Mutilação Genital Feminina), casamento de meninas menores de idade ou violência obstétrica, entre outras. A lista vem sendo atualizada desde janeiro de 2020 e a jornalista pretende fazer um Ebook falando sobre as questões coletadas.

A versão “turbinada” do Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical vem repaginado, com nova capa, novos takes mal-humorados e novas citações ou referências a feministas radicais para apoiar os pontos levantados, como Sheila Jeffreys, Gail Dines, Shulamith Firestone, Bell Hooks, Jessica Taylor, Linda Bellos, Julie Bindel, Magdalen Berns e várias outras. Além disso, o livro, que foi originalmente escrito em inglês, agora terá versões em Espanhol e em Francês.

A autora argumenta que as mulheres ainda lutam por seus direitos em 2020, especialmente contra o Apagamento Feminino nas próprias questões femininas. Ela tem escrito frequentemente sobre o grande número de grupos e organizações femininas ou para mulheres que se recusam a nomeá-las, e em vez disso usam linguagem desumanizadora, chamando-as de “menstruadoras / sangradoras”, “portadoras de útero / ovários / vagina”, “pessoas / indivíduos parturientes / que menstruam”.

O Guia mal-humorado do Feminismo Radical é um livro para todas as mulheres e aliados feministas. A expectativa é de fazer os leitores estarem a um passo de compreender os principais pontos da Teoria Feminista, condensados neste trabalho em takes leves e rabugentos.

O Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical estará disponível na Amazon como um E-book e em cópia física (nos países onde a Amazon disponibiliza essa opção) em quatro idiomas:

Português: O Guia (mal-humorado) do Feminismo Radical

Inglês: The Grumpy Guide to Radical Feminism

Espanhol: La Guia para la Feminista Radical Indignada

Francês: Le Guide Grognon du Féminisme Radical

Falantes de português, espanhol e inglês residentes em países na América Latina, África e demais países onde a Amazon não fornece cópias físicas, brevemente poderão adquirir a cópia física através do site Clube de Autores, ou o Ebook pelo email do Clube de Autores: atendimento@clubedeautores.com.br.

Jornalista, blogueira, poetisa, feminista, amante de antropologia e professora primaria que pratica desescolarizacao

Jornalista, blogueira, poetisa, feminista, amante de antropologia e professora primaria que pratica desescolarizacao